domingo, 22 de novembro de 2009

Não Desista dos Seus Sonhos



A TRAJETÓRIA DE UM CAMPEÃO



Texto: Gênesis 37-45

Introdução: O nome de José em hebraico Yoseph, significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Primeiro filho de Raquel (Gn 30.24) e o preferido do pai Jacó. Depois de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito, foi injustamente acusado e posteriormente elevado ao posto de governador. Foi instrumento de Deus para a preservação da vida do seu povo. Morreu aos 110 anos e foi embalsamado segundo o costume dos egípcios. Teve dois filhos Efraim e Manassés, cujas tribos também são conhecidas por "casa de José". Recebeu a benção de Jacó (Gn 49.22-26) e Moisés (Dt 33.13-16).

I) OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:

1. Da casa do pai à cisterna (Gn. 37:1-24),

2. Da cisterna ao mercado de escravos (Gn. 37:24-28),

3. Do mercado de escravos ao serviço na casa de Potifar (Gn. 37:28-36),

4. Do escravo livre ao escravo e prisioneiro (Gn. 39:1-20)

5. De prisioneiro à governador (Gn 40:1-41:41).

II) LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ...

1. Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta.

(1) Plantado na casa de Potifar

(2) Plantado no cárcere

(3) Plantado no Palácio

2. Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente.

(1) Vendo Potifar que o Senhor era com Ele... No trabalho, na escola, na sociedade, o mundo precisa ver marcas de Deus em nós (Gn. 39:3).

(2) Influenciando e não sendo influenciado (Gn. 39:7,8).

(3) A expectativa de Deus a nosso respeito no mundo. José sabia que Deus esperava muito dele (Gn. 39:9).

3. Não basta sonhar (Gn. 37:19), é preciso não desistir dos sonhos.

Entre sonhar e a realização deste sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas. Caminhos pelos quais José passou:

(1) Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa. (Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa Gn 37:8)

(2) Ele passou pelo caminho da traição em família. (Foi tratado como coisa Gn. 37:27)

(3) Ele passou pelo caminho da tentação no trabalho. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo Gn. 39:7)

(4) Ele passou pelo caminho da calúnia. (Foi para o cárcere sem dever Gn. 39:14)

(5) Ele passou pelo caminho da ingratidão (Foi esquecido pelo amigo Gn. 40:32).

4. Como dar fruto onde Deus plantar, influenciar e não ser influenciado e vencer provas sem queimar etapas.

Primeiro - Não desista dos seus sonhos. Determinação e persistência são as marcas dos campeões. José não desistiu, mas lutou até o fim.

Segundo - Viva acima da mediocridade, não aceite ser nivelado por baixo. Onde José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, no meio dos escravos), no cárcere, teve a confiança do carcereiro (chefe dos presos, mesmo no presídio).

Terceiro - viva de tal forma que seus caluniadores e críticos passem por mentirosos. Certamente, Potifar não acreditou em sua mulher. Julgou José apenas para manter sua imagem pública. Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado matá-lo, o costume normal da época.

Quarto - Não negocie princípios, honre o nome de Deus e Deus o honrará. José estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam). Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.

Quinto - Não aceite o ódio definitivo e fatal. José foi odiado em casa, mas Deus mudou a sua história, e aqueles que o odiaram, se reconciliaram e foram recebidos com amor. Deus tem poder para mudar vidas!

Sexto - Não desperdice, não brinque com as oportunidades que Deus lhe dá. Na prisão, José aproveitou a oportunidade da saída do mordomo de faraó e pediu que se lembrasse dele. Quando faraó ofereceu um alto cargo a José, ele não vacilou.

Sétimo - nunca se esqueça, Deus está no controle (Gn. 50:20). José entendeu que em toda a sua trajetória de vida, estavam as mãos de Deus lhe dirigindo.

Oitavo - mantenha o coração protegido com a graça do perdão (Gn. 50:17-21).

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ebenézer: A pedra que Deus Colocou no Caminho de Israel.

I Samuel 7: 12
A Palavra Ebenézer vem do Hebraíco e significa Pedra de Ajuda, ou Pedra de Auxílio.
Ebenézer é um Monumento que foi fundado por Samuel entre Mispá e Sem após Israel vencer a batalha contra os filisteus, porém este lugar chamado Ebenézer por Samuel, tinha sido o terrivel palco da tragédia de Israel (I Sm 4; 1) onde quase 30 mil guerreiros morreram ( I Sm 4: 10), aonde roubaram Arca do Senhor (v 11), Os Filhos dos Sacerdotes Morreram (v 11).
Diante das Circuntancias a Minha Pergunta é,
"Porque Samuel ergueu Este Monumento Chamando-o de Ebenézer, Pedra de Ajuda,e ainda Disse Até Aqui nos Ajudou o Senhor,
Bem aonde Israel havia Sido Humilhado e Vencido?"
Durante mais ou menos 20 anos Israel conviveu com muita tristeza, humilhação e zombaria, Imagine como era viver sabendo que mesmo levando a arca da aliança para batalha contra os filisteus, eles perderam e perderam feio. durante 20 anos andaram de cabeças baixas, humilhados pelo Inimigo ardiloso e perigoso, Porém o erro não estava em Deus, Deus não havia abandonado o seu povo, porém o seu povo Havia abandonado-o, se contaminando e adorando "deuses estranhos".
após esses 20 anos Samuel se indigna com esse povo e decreta, como sacerdote, um dia de santificação, todo o israel deveria se desfazer de seus ídolos e seus "deuses estranhos", deveriam santificar-se com jejum e orações, Samuel também ordenou que estivessem em Mispá a terra da Vergonha, onde perderam a Batalha para os filisteus ha 20 anos atrás, Porque lá iria interceder pelo seu Povo perante Deus.
Quando os principes dos filisteus descobriram que o Povo de Israel estava novamente em Mispá, onde eles os Humilharam, decidiram ir até lá novamente e repetir a dose, Humilha-los novamente.
Israel percebeu que os filisteus vinham para os humilharem e temeram, clamaram a Samuel pedindo, peça por Nós a Deus, não deixe que sejamos humilhados novamente.
Samuel Clamou ao Senhor e ofereceu um sacrifio a Ele.
Deus Atendeu ao Clamor de Samuel, por que viu arrependimento do povo perante Ele, sentiu a sinceridade e então interviu por eles.
Israel veceu os filisteus e os humilharam da mesma forma qual foram humilhados.
Após a batalha Samuel vai entre Mispá e Sem e Funda Um Monumento: EBENÉZER, que significa Pedra de Ajuda e ainda DIZ: Até Aqui nos Ajudou o Senhor.
Samuel Estava querendo Dizer, tudo o que Deus faz é bom, ele nos fez tropeçar nesta pedra, para cairmos na real: que sem ELE o DEUS VERDADEIRO não somos nada, Ebenézer a pedra que nos ajudou a cair na real.

... Até aqui ( no lugar da queda, da humilhação, na perca) nos Ajudou o Senhor...

Tudo o que Deus Faz é Bom.