segunda-feira, 1 de junho de 2009

"“Tudo passa rapidamente”"


“Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”

(Salmo 90.9,10).


Abraham Lincoln conta uma história muito interessante que ilustra melhor esta verdade: “Conta-se que certa vez, um rei do Oriente incumbiu os sábios de seu reino de criarem uma frase que estivesse sempre à vista de todos e que fosse verdadeira e apropriada para qualquer tempo e situação. Os sábios apresentaram-lhe esta frase: E isto também passará. Quanta coisa ela expressa! Como é disciplinadora nos momentos de orgulho! E como é confortante nos momentos de grande aflição!”.


Muitos chegam a pensar que são eternos, que ficarão aqui para sempre, que nunca vão morrer, acreditam que tudo na vida tem a chancela da perpetuidade. Vivem despreocupados com o amanhã, principalmente com a vida eterna. Provavelmente nunca tenham ouvido ou lido às sábias palavras de Moisés: “Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento”.


Eis uma verdade que todos deveriam sab er com certeza, pois mesmo aqueles que ignoram tal verdade um dia terão que se deparar com ela, e saberão, ainda que tardiamente, que esta é a única coisa certa na vida, pois nada nesta existência é perpétuo, nada é para sempre, tudo aqui é passageiro.


Não apenas vai passar como passa muito mais rápido do que se imagina. Por isso as pessoas nunca deveriam se prender às coisas materiais, nem se entregar diante das dificuldades e ceder diante das derrotas, pois tudo o que está acontecendo ou vai acontecer, há de passar.


Moisés ensina que é preciso aprender a matemática básica da existência: “contar os dias”. A vida terrena tem que ser vivida com autenticidade, com transparência, de forma pura; ela precisa ser limpa, saudável e inspiradora. Não se deve entregar a comportamentos perversos, mesquinhos, imundos, sujos e imorais.


Que todos possam entender que cada dia da vida aqui na terra é um presente, um grande milagre de Deus, por isso é preciso aproveitar de forma sábia e ao máximo cada minuto que Deus concede aqui na terra. Cabem aqui as sábias palavras de Paulo: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.15).


Tudo passa rapidamente! Cada segundo é precioso e não se deve desperdiçar nenhum deles sequer. Viva a vida da forma mais plena possível, mas se lembre que o padrão para vivê-la foi deixado pelo próprio Deus, por isso aprenda a contar os seus dias e alcance um coração sábio. Jamais se esqueça: “E isto também passará”.


Colaboração Enviado por E-mail pela Amiga Kátya Santos, Assinado por: Carlos Henrique.

Um comentário:

  1. Realmente tudo passa rápido.O salmo 90 v 12 nos diz assim:Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio.E Paulo muito anos depois nos convida a aproveitar ao máximo cada oportunidade porque os dias são maus Ef 5:16.Devemos investir muito bem o nosso tempo aqui.
    Gostei muito

    ResponderExcluir