terça-feira, 7 de julho de 2009

Quando Chega a Hora de Transformar os Sonhos em Objetivos

Juízes 11.1 – “ERA então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.”

INTRODUÇÃO:
MUITAS VEZES NÓS OLHAMOS PARA CIRCUNSTÂNCIAS DESFAVORÁVEIS E ACHAMOS QUE NOSSOS SONHOS NUNCA VÃO SE REALIZAR. É MUITO COMUM ENCONTRAR PESSOAS QUE NEM TÊM CORAGEM DE SONHAR, DE TÃO DISTATNE QUE LHES PARECE O SUCESSO. MAS O QUE PRECISAMOS LEMBRAR É QUE DEUS NÃO CONHECE LIMITES PARA SEUS MILAGRES. QUANDO A PESSOA AINDA PRESERVA A CAPACIDADE DE SONHAR, DE SE IMAGINAR EM CARGOS DE DESTAQUE, EM ALCAÇÃR POSIÇÕES RESERVADAS PARA OS SUPER-CAPAZES, A GRANDE MAIORIA SE FAZ NOTAR PELA INCAPACIDADE DE ESTABELECER OS ALICERCES PARA A REALIZAÇÃO DOS SONHOS. ENTRE O SONHO E O OBJETIVO HÁ UMA MURALHA A SER DERRUBADA.JEFTÉ FOI UM DOS HERÓIS BÍBLICOS, QUE NOS MOSTRA A SUPERIORIDADE DE DEUS DIANTE DE CIRCUNSTÂNCIAS APARENTEMENTE INTRANSPONÍVEIS.

1. A CIRCUNSTÂNCIA DESFAVORÁVEL IMPÕE SOBRE NÓS ALGUNS RÓTULOS:

a) Nossa GENALOGIA (11.1);
b) Nosso ABANDONO (11.2);
c) Nossa PREPARAÇÃO (11.3).

2. AS PESSOAS QUE TE DESPREZAM; NA HORA DO SUFOCO;
VÃO TER QUE TE PROCURAR - (11.6)
“E disseram a Jefté: Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom”. DEUS COLOCA A SORTE DOS TEUS PARES NA TUA MÃO.
a) Deus abate os SOBERBOS (LUCAS 14,11a) – “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, ...”.
b) Deus EXALTA os HUMILDES (LUCAS 14,11b) – “... e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.
c) Tua decisão pode DERRUBAR A MURALHA (11.7-11) – “Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes a mim, e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto? E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom; e nos sejas por chefe sobre todos os moradores de Gileade. Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der diante de mim, então eu vos serei por chefe? E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra. Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o SENHOR em Mizpá.”

3. QUANTA HUMILHAÇÃO JEFTÉ SUPORTOU ATÉ CHEGAR O SEU DIA?
QUANTAS NOITES ELE DORMIU SEM ENTENDER OS MOTIVOS DO ABANDONO? QUANTO ESFORÇO ELE TEVE QUE FAZER PARA SER RECONHECIDO COMO UM HOMEM CAPAZ?
QUANTO EFORÇO ELE TEVE QUE FAZER PARA VIVER NA PRESENÇA DE DEUS, MESMO ESTANDO FORA DA CIDADE?
E PRA COMPLETAR, QUANTA CORAGEM ELE PRECISOU PARA DERRUBAR A MURALHAS SOBERBA (imagine o nível de sua auto-estima ao ser chamado!)
MÁGOA (o próprio pai tinha concordado em expulsá-lo de casa, sem motivo);
MEDO (de entrar numa peleja cercado de homens frouxos);
ÓDIO (dos irmãos que deram mais valor a uma herança);
DESCONFIANÇA (se eles poderiam cumprir a palavra empenhada);

CONCLUSÃO:
JEFTÉ DERRUBOU TODAS AS MURALHAS QUE SEPARAVAM O SONHO DE RETORNAR AO CONVÍVIO DOS FAMILIARES E, COM SABEDORIA, LIDEROU A BATALHA DECISIVA CONTRA OS AMONITAS.NA BATALHA CONTRA OS AMONITAS, JEFTÉ DERRUBA OUTRA MURALHA, TALVEZ A MAIOR DE TODAS, QUANDO NÃO SE PRECIPITA A IR CONTRA OS AMONITA, MAS ANTES DISSO, LHES APRESENTA UM DEUS QUE ELES NÃO CONHECIAM (11.12-16; 23-24) - ”E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contra a minha terra? E disse o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté: É porque, saindo Israel do Egito, tomou a minha terra, desde Arnom até Jaboque, e ainda até ao Jordão: Restitui-ma agora, em paz. Porém Jefté prosseguiu ainda em enviar mensageiros ao rei dos filhos de Amom, Dizendo-lhe: Assim diz Jefté: Israel não tomou, nem a terra dos moabitas, nem a terra dos filhos de Amom. . . . Assim o SENHOR Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do seu povo de Israel; e os possuirias tu? Não possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti?
JEFTÉ ENTROU NA GUERRA DANDO ALGUMAS LIÇÕES PRECIOSAS:
a) Não foi precipitado (ISAÍAS 16.26b).
b) Entrou primeiramente com as medidas pacificadoras (MATEUS 5.9).
c) Ofereceu chance de arrependimento.
d) Colocou Deus em evidência.

O GOLPE DE MISERICÓRDIA NO ADVERSÁRIO ACONTECE QUANDO COLOCAMOS DEUS EM EVIDÊNCIA NA NOSSA VIDA. NOSSOS SONHOS SE TORNAM OBJETIVOS QUANDO DERRUBAMOS A MURALHA QUE HÁ DENTRO DE NÓS. NOSSOS OBJETIVOS SE TORNAM REALIDADE QUANDO DERRUBAMOS A MURALHA QUE ESTÁ DO LADO DE FORA. SEJA QUAL FOR O SEU SONHO, ELE SE TORNARÁ REALIDADE QUANDO VOCÊ COLOCAR O NOME DE DEUS EM EVIDÊNCIA. ASSIM COMO AMOM CAIU DIANTE DE UM FILHO DA PROSTITUTA, FORMADO NA ESCOLA DA VIDA E CRIADO POR MALFEITORES, O TEU ADVERSÁRIO PODE CAIR DIANTE DE VOCÊ. O PRIMEIRO PASSO É DAR OUVIDO À PALAVRA DE DEUS. DAÍ EM DIANTE, É SÓ CONQUISTAR.

Um comentário:

  1. Nossa muito bonito.Deus realizou o impossível na vida de Jefté.Foi discriminado por ser filho de uma prostituta inclusive por seu pai e irmãos.Então decide abandonar sua casa e vai para Tobe terra onde iam os renegados,marginalizados onde acabou liderando esse grupo.Depois de algum tempo vieram buscá-lo para ser chefe na guerra contra os amonitas.DEus exaltou JefTé.Muito lindo

    ResponderExcluir