quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ebenézer: A pedra que Deus Colocou no Caminho de Israel.

I Samuel 7: 12
A Palavra Ebenézer vem do Hebraíco e significa Pedra de Ajuda, ou Pedra de Auxílio.
Ebenézer é um Monumento que foi fundado por Samuel entre Mispá e Sem após Israel vencer a batalha contra os filisteus, porém este lugar chamado Ebenézer por Samuel, tinha sido o terrivel palco da tragédia de Israel (I Sm 4; 1) onde quase 30 mil guerreiros morreram ( I Sm 4: 10), aonde roubaram Arca do Senhor (v 11), Os Filhos dos Sacerdotes Morreram (v 11).
Diante das Circuntancias a Minha Pergunta é,
"Porque Samuel ergueu Este Monumento Chamando-o de Ebenézer, Pedra de Ajuda,e ainda Disse Até Aqui nos Ajudou o Senhor,
Bem aonde Israel havia Sido Humilhado e Vencido?"
Durante mais ou menos 20 anos Israel conviveu com muita tristeza, humilhação e zombaria, Imagine como era viver sabendo que mesmo levando a arca da aliança para batalha contra os filisteus, eles perderam e perderam feio. durante 20 anos andaram de cabeças baixas, humilhados pelo Inimigo ardiloso e perigoso, Porém o erro não estava em Deus, Deus não havia abandonado o seu povo, porém o seu povo Havia abandonado-o, se contaminando e adorando "deuses estranhos".
após esses 20 anos Samuel se indigna com esse povo e decreta, como sacerdote, um dia de santificação, todo o israel deveria se desfazer de seus ídolos e seus "deuses estranhos", deveriam santificar-se com jejum e orações, Samuel também ordenou que estivessem em Mispá a terra da Vergonha, onde perderam a Batalha para os filisteus ha 20 anos atrás, Porque lá iria interceder pelo seu Povo perante Deus.
Quando os principes dos filisteus descobriram que o Povo de Israel estava novamente em Mispá, onde eles os Humilharam, decidiram ir até lá novamente e repetir a dose, Humilha-los novamente.
Israel percebeu que os filisteus vinham para os humilharem e temeram, clamaram a Samuel pedindo, peça por Nós a Deus, não deixe que sejamos humilhados novamente.
Samuel Clamou ao Senhor e ofereceu um sacrifio a Ele.
Deus Atendeu ao Clamor de Samuel, por que viu arrependimento do povo perante Ele, sentiu a sinceridade e então interviu por eles.
Israel veceu os filisteus e os humilharam da mesma forma qual foram humilhados.
Após a batalha Samuel vai entre Mispá e Sem e Funda Um Monumento: EBENÉZER, que significa Pedra de Ajuda e ainda DIZ: Até Aqui nos Ajudou o Senhor.
Samuel Estava querendo Dizer, tudo o que Deus faz é bom, ele nos fez tropeçar nesta pedra, para cairmos na real: que sem ELE o DEUS VERDADEIRO não somos nada, Ebenézer a pedra que nos ajudou a cair na real.

... Até aqui ( no lugar da queda, da humilhação, na perca) nos Ajudou o Senhor...

Tudo o que Deus Faz é Bom.

Um comentário:

  1. DEus falou muito comigo. Vini continue sempre assim através de vc tenho aprendido muita coisa.Que DEus continue te abençãndo cada vez mais.

    ResponderExcluir