quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ministrações Para a Família

Tema Central: Aprendendo a Cuidar da Maior Instituição de Deus:

A FAMÍLIA

Sub Tema: Perfumando a Vida da Minha Família

(João 12. 1- 8)

Introdução Família: Pessoas aparentadas que geralmente vivem na mesma casa, particularmente pai, mãe e filhos. Pessoas do mesmo sangue. Pessoas de mesma origem, ascendência.

Que Cheiro tem a sua familia? Quais são os cheiros da sua casa? Comida? Limpeza? Roupa Lavada?! Cheiro de Limpeza sim, por que todos gastamos uma soma mensalmente nas compras para manter a nossa familia limpa. vamos exercitar agora oque precisamos quanto gastamos para manter limpa e cheirosa nossa familia todo mês? Convivendo com familias como todos nós fazemos diariamente podemos sentir que há familias que a paz e o amor exalam um bom cheiro ainda que pecadores como nós exalam o bom cheiro nde CRISTO, e há outras que dizemos que ali a coisa esta feia e dizemos muitas vezes que há algo podre e fedendo naquela familia e estaremos falando da ética da familia, do procedimento dos seus membros e da sua repercussão. Simão agradecendo a benção de não ser mais leproso ainda que continuasse sendo chamado de leproso, dá uma festa na sua casa conforme Mateus 26.6. Lá estavam Marta, Maria e Lázaro, uma bela familia de tres irmãos, Marta, é claro, servia a mesa (verso 2) Comida Cheirosa - Todo mundo se perfumava para um banquete assim. Vem Maria e abafa todo esse cheiro com um cheiro Maior que "Encheu toda a Casa". Vamos ver alguns cheiros, não tão bons que podem estar enchendo nossas casas. Se você conhece alguma casa assim comece a orar quando for tomado conhecimento

1 - Cheiro de Desarmonia nos Relacionamentos. (Gênesis 27.7; 11e 12)

O Cheiro do Seu filho; O Cheiro da Sua Roupa; O Cheiro do Campo; Isaque estava velho, enxergava pouco e queria abençoar seu primogênito. Pediu que lhe fizesse um prato especial e cheiroso. Esse era o direito daquele filho. Mas Rebeca não gostava de Esaú e por isso não gostava de Isaque que só gostava de Esaú. Rebeca vestiu seu caçula de Pêlos e o fez Mentir para seu Pai e receber a benção que não era dele. Que coisa horrível, fedeu naquela casa, naquele dia e depois disso: Irmão contra Irmão, Pai Contra Filho e Flho contra Pai, Esposa contra marido e Marido contra Esposa e isso não cheira bem. Quebra de laços. Em Jó 39.25 Lemos: " De Longe cheira a Guerra".

2 - Cheiro de Imoralidade. (Provérbios 7: 17-19)

Como a Mulher de Potifar contra José, esta mulher se empenha para conquistar um jovem inocente a qualquer custo, nos dias em que seu esposo estava viajando. Ela deixa seu quarto perfumado. É só ver o conselho de Salomão no decorrer do Texto (Provérbios 7: 26 e 27 ). Como José Resistiu? Espero que não seja este o cheiro da sua casa. Jesus veio para nossas casas tivessem outro cheiro, Gravidez sem casamento, Infidelidade conjugal, Traição.

3 - Cheiro de Dor (Jó 19: 17-19)

Você ja sentiu o cheiro da dor na sua casa? Da Doença? Jó estava doente da cabeça aos pés. Já sabemos que nem todo o sofrimento é a consequencia do Pecado. Mas a mulher dele disse que ele amaldiçoasse seu Deus e moresse. Seus amigos disseram que ele deveria ter alguma culpa porque ninguem sofre assim de graça. A Família de Lázaro sabia o que era isso. A Viúva de Naim Sabia, Mas Jó Tinha a Resposta certa(Jó.19:15).


4 - Cheiro da Morte (João 11:39)


Disseram a Jesus sobre Lázaro "_Senhor Já cheira Mal." é O Cheiro da Morte. Morrerá o Irmão querido e isso muda uma família, abala tanto ou mais do que a dor da enfermidade. Aí as esperanças de vida se foram. Se a família não aceitou Jesus como seu Salvador esse quadro fica ainda mais dificil porque a desesperança toma conta. Senhor se tu estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Veja o Valor que esta mulher dava para a presença de Jesus na sua casa.
Meio Morto\ Não há mais diálogo, carinho o relacionamento fede como lázaro morto no 4º dia.

5 - Cheiro da Avareza (Exôdo 16; 19-20)


Maná caindo do céu todos os dias. Deus dando comida para os seus filhos. Eles não tinham outro recurso Deus estava orientando como seria a economia. CRER. RECEBER. Não guardar. Deus dária o pão de cada dia. estavamos falando numa vida no deserto. Em outrasituação qualquer guardamos comida, fazemos provisões. Ali era assim. Não cabia avareza. Ela acaba com a vida saudavel das finanças da familia. Desagrada a Deus. Muitos não são dizimista. O Problema? a avareza. Cheira Mal.
Avareza destrói lares. Pais que só pensam na Economia, não têem prazer de Passear com os filhos para poder economizar, nunca saem, nunca se divertem...


MAS O GESTO DE MARIA NOS LEVA A PENSAR EM UM CHEIRO MUITO ESPECIAL - 2 Coríntios 2.14 15 -

Sermos o bom cheiro de Cristo e aquela mulher sabia o que era isso. Ela era o perfume. Cristo era o perfume na vida dela. Sempre há esperança de sermos melhor - de sermos perfumados. Vamos ler Jó 14:7-9. Ali nos fala de cheiro das águas - Há esperança para a arvore. E quais as características do perfume da mulher pra as nossas vidas HOJE, na família?


QUAIS OS INGREDIENTES


1) FOI PRECISO QUEBRAR O FRASCO - Este perfume, o Nardo puro, era embalado em um franco inviolável e para utilizá-lo tinha que quebrar o frasco de alabastro. Como uma ampola de injeção. Eram essências. Marcos 14:3-9 diz "quebrando vaso de alabastro" um tipo de mármore - bom para jarros - Se você quer que sua casa cheire talvez tenha que quebrar o seu orgulho, pegar a toalha de Jesus e a bacia e sair lavando os pés da esposa e dos filhos.


2) O NARDO ERA PURO - João 12.3 - Perfume sujo, ordinário não serve ninguém quer, fede mais do que cheira. Leia Eclesiastes 10:1 - Uma MOSCA NO PERFUME ESTRAGA TUDO - Será que tem alguma mosca pequenina o perfume da sua casa? Não basta sermos da igreja.Somos cheiro de Cristo. Cheiro PURO? Puro no falar no agir no pensar. Bem você diz isso é difícil. Não é fácil eu digo. Mas se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para nos perdoar de todos os nossos pecados.


3) O NARDO ERA CARO - Queremos dar o melhor para Deus? ou é perfume velho, mal cheiroso e o mais ordinário e mais barato? Aquela mulher não pensou assim. Era de poucas condições mas buscou o melhor.Era essa a sua visão. Par ao meu JESUS o melhor, o mais caro. Valor UMA LIBRA - mui precioso - Judas ficou espantando que podiam dar muitas esmolas com esse dinheiro!!! Você não quer gastar com seus filhos e a esposa. Vai gastar mais no divórcio. Você não é dizimista porque acha isso é caro. Prefere dar dizimo para o devorador?


CONCLUSÃO - Quer mudar o cheiro da sua casa? Ter o bom cheiro de Cristo? CONFISSÃO, ARREPENDIMENTO e MUDANÇA.


Mensagem Ministrada Pelo Ev. Vinícius de Oliveira no simpósio da Família na Igreja Evangélica Assembléia da Deus em Vila Carrão.

Em 18 de Janeiro de 2009

2 comentários:

  1. Gloria a Deus.
    Continue a levar a palavra de Deus.

    Fui tremendamente edificada !

    ResponderExcluir
  2. Paz do senhor varão. fui muito abençoado com a menssagem.preciso realmente sentir o cheiro agradavel da minha familia. Deus abençoe.

    ResponderExcluir